Normas

NORMAS PARA OS TRABALHOS TÉCNICOS E/OU CIENTÍFICOS

1. Submissão

Poderão ser submetidos ao CONTECC’2015 no máximo três (3) trabalhos por autor inscrito no evento, em português, inglês ou espanhol, com no máximo quatro (4) páginas e até cinco (5) autores por trabalho. O autor para correspondência deverá ser identificado com asterisco (*) e o autor que apresentará o trabalho deverá ser identificado com o nome sublinhado.

Somente serão aceitos para avaliação os trabalhos que obedeçam integralmente às normas estabelecidas e incluam obrigatoriamente resultados já alcançados, não sendo, portanto, aceitos trabalhos ainda por serem desenvolvidos e/ou com resultados ainda por serem obtidos.

Os trabalhos devem ser enviados para o  endereço http://72soea.soea.org.br/ii-contecc/, até às 23h59 do dia 31 de julho de 2015.

As regras de redação e formatação devem ser seguidas de modo estrito, especialmente notações científicas e normas técnicas, uma vez que havendo falhas na observância das normas e na redação, o material poderá ser rejeitado. Os pareceres das comissões científicas serão de APROVAÇÃO, APROVAÇÃO COM CORREÇÃO ou REJEIÇÃO.

Os trabalhos que necessitem de correções serão encaminhados para o autor responsável. Deverão, então, ser devolvidos no prazo determinado, caso contrário serão considerados como rejeitados. Alterações no título dos trabalhos somente serão aceitas se advindas de recomendações da Comissão Científica. Não serão aceitos pedidos de alteração de autores após a avaliação.

a) O texto deverá estar no formato Word for Windows com no máximo 4 páginas, escrito com letra Times New Roman, tamanho 11 pt. O texto deverá ter espaçamento simples entre linhas, justificado e parágrafo de 1,25 cm.

b) Deverão ser obedecidas as seguintes margens, obrigatoriamente de folha de tamanho A4: superior, inferior, lateral esquerda e direita 2,5 cm.

c) O título deverá ser escrito com todas as letras maiúsculas, centralizado, tamanho 12 pt em negrito.

d) Autores em maiúsculo tamanho 10pt. Profissão, instituição, cidade, estado, endereço e e-mail para correspondência, em tamanho 10 pt.

e) O texto dos trabalhos científicos deverá conter título com no máximo 15 palavras, resumo com no máximo 15 linhas, palavras-chave com no mínimo 03 e no máximo 05 palavras, título em inglês, abstract, keywords, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências.

f) A introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão podem ser escritos em forma de relato técnico separadamente ou conjuntamente. Agradecimentos são opcionais. As seções deverão ser com formatação em maiúsculo e negrito no tamanho 11 pt.

g) Os títulos das tabelas e figuras deverão ser escritos acima das mesmas com tamanho de letra 11 pt.

h) As referências bibliográficas devem estar de acordo com os exemplos.

Exemplos de citações no texto
a) Quando a citação possuir apenas um autor: Zonta (2010) ou (Zonta, 2010).
b) Quando a citação possuir dois autores: Mielniczuk & Tornquist (2010) ou (Mielniczuk & Tornquist, 2010).
c) Quando a citação possuir mais de dois autores: Pezzopane et al. (2010) ou (Pezzopane et al., 2010).
d) Quando a autoria do trabalho for uma instituição/empresa, a citação deverá ser de sua sigla, em letras maiúsculas. Exemplos: EMBRAPA (2010) ou (EMBRAPA, 2010).

Lista da literatura citada
As bibliografias citadas no texto deverão ser dispostas na lista em ordem alfabética, pelo último sobrenome do primeiro autor, em ordem cronológica crescente e conter os nomes de todos os autores. A seguir, são apresentados exemplos de formatação:

a) Livros

Paz, V. P. S.; Oliveira, A.; Perreira, F. A.; Gheyi, H. R. Manejo e sustentabilidade da irrigação em regiões áridas e semiáridas. 1.ed. Cruz das Armas: UFRB, 2009. 344p.

b) Capítulo de livros

Antuniassi, U. R.; Baio, F. H. R. Tecnologia de aplicação de defensivos. In: Vargas, L.; Roman, E. S. Manual de manejo e controle de plantas daninhas. Passo Fundo: EMBRAPA Trigo, 2009. Cap.5, p.173-212.

c) Revistas

Silva, V. G. de F.; Andrade, A. P. de; Fernandes, P. D.; Silva, I. de F. da; Azevedo, C. A. V.; Araujo, J. S. Productive characteristics and water use efficiency in cotton plants under different irrigation strategies. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.14, n.2, p.451-457, 2010.

d) Dissertações e teses

Francisco, P. R. M. Classificação e mapeamento das terras para mecanização do Estado da Paraíba utilizando sistemas de informações geográficas. Areia: UFPB, 2010. 122f. Dissertação (Mestrado em Manejo de Solo e Água).

e) Trabalhos apresentados em congressos (Anais, Resumos, Proceedings, Disquetes, CD ROMs)

Centeno, C. R. M.; Azevedo, C. A. V.; Santos, D. B. dos; Lira, V. M. de; Lima, V. L. A. de. Coeficiente de cultivo da mamona BRS energia irrigada com diferentes níveis de água salina. In: Congresso Latino-Americano e do Caribe de Engenharia Agrícola, 9, e Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 39, 2010, Vitória. Anais… Jaboticabal: SBEA, 2010. CD ROM.

No caso de CD ROM o título da publicação continuará sendo Anais, Resumos ou Proceedings, mas o número de páginas será substituído pelas palavras CD ROM. Para as revistas disponibilizadas na internet, não colocar nenhuma informação de endereço da página, conforme o exemplo acima (item c).

f) Citações de internet

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2009. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 12 de março de 2011.
2. Avaliação dos trabalhos

Para avaliação dos trabalhos, serão nomeadas oito comissões técnico-científicas nas diversas áreas de atuação da Engenharia e da Agronomia: Modalidade Civil, Eletricista, Mecânica e Metalúrgica, Química, Geologia e Minas, Agrimensura, Agronomia e nas áreas de Experiência Profissional, Educação e Gestão.

Os presidentes das comissões escolhidas pela Comissão Organizadora terão a função de avaliar ou enviar para professores, pesquisadores e técnicos das instituições do Brasil, os trabalhos recebidos para fazerem a avaliação dos mesmos. Também será função dos presidentes indicar trabalhos para a seleção dos 21 melhores, entre os aprovados, sendo que o apresentador do trabalho selecionado, ou um dos autores indicado pelo mesmo, terá suas despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação financiadas pelo CONFEA.
A seleção final dos 21 melhores trabalhos será realizada pelo coordenador da CEAP, pelo coordenador da CAIS, pelo presidente do CREA-CE, ou seus representantes, juntamente com os membros do GT CONTECC.

3. Inscrição

O autor/apresentador do trabalho APROVADO deverá efetivar sua inscrição no CONTECC’2015, por meio de pagamento de taxa única, confirmando-a por meio do envio do comprovante de pagamento da inscrição ou da isenção.
Será isento da taxa de inscrição um (1) autor do trabalho aprovado, desde que comprove seu registro no CREA e anuidade regularizada de 2015 (válido apenas para um (1) autor).
4. Formas de apresentação

Todos os trabalhos aprovados e selecionados serão apresentados na forma de pôsteres, sendo os 21 melhores trabalhos apresentados na forma de pôster e na forma oral. A apresentação oral dos 21 melhores trabalhos poderá ser substituída por mesa- redonda a critério da Comissão Organizadora. A inscrição implicará automaticamente a autorização do uso da imagem de todos os autores dos trabalhos por parte da organização do evento.

Normas para os pôsteres

a) A data, horário e local para fixação dos pôsteres serão determinados e divulgados com antecedência pela Comissão Científica.

b) Os pôsteres deverão ser colocados no primeiro dia do evento no local designado antes do horário previsto de abertura do evento e retirados somente no último dia de evento ou pontualmente no horário definido pela Comissão Organizadora.

c) O autor apresentador do trabalho deverá permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para a exposição.

d) A área útil máxima dos pôsteres é de 0,9 m de largura x 1,20 m de altura.

e) Recomenda-se que os pôsteres sejam digitados em uma fonte não serifada (e.g. Arial, Calibri, etc.) em tamanho que permita a leitura a pelo menos 2,0 m de distância (tamanho mínimo de 28 pt) de modo a facilitar a leitura pelos participantes.

f) Os elementos essenciais são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões (conforme modelo).
Normas para apresentação oral ou mesa-redonda

a) O autor apresentador do trabalho deverá comparecer ao local de apresentação com 30 minutos de antecedência. O trabalho deverá estar em formato de PowerPoint e terá no máximo 10 minutos para a apresentação e 5 minutos para arguições.

b) A data, horário e local para a apresentação oral serão determinados e divulgados com antecedência pela Comissão Científica.

c) Caso a organização decida, a apresentação poderá ser em forma de mesa-redonda e, para isso, não será necessária a apresentação em PowerPoint.
5. Publicação dos trabalhos

Todos os trabalhos técnicos e/ou científicos que forem homologados serão publicados nos anais do evento, desde que estejam efetuados a inscrição e o pagamento da taxa ou isenção.
6. Certificação

Todos os autores devidamente inscritos no evento e que participarem do mesmo receberão on-line o certificado de participação emitido pela organização da SOEA. É obrigatória no mínimo 70% de presença no evento, controlada eletronicamente pelo crachá.
Somente o autor apresentador do trabalho receberá o certificado de apresentação.
O autor apresentador de cada um dos 21 melhores trabalhos selecionados receberá ainda certificado de honra ao mérito.

FacebookTwitterWhatsAppCompartilhar